Consulta para o Plano de Auditoria da Ufes 2022

A Auditoria Interna da Ufes vai abrir o prazo para que gestores respondam a um questionário (QACI), que funciona como uma autoavaliação de controles internos dos setores sob sua responsabilidade. A finalidade é medir o risco de cada área para que o Plano de Auditoria 2022 (PAINT) seja elaborado com base nesses riscos. A avaliação é feita com base em metodologias reconhecidas internacionalmente, preconizadas pelos normativos da Controladoria-Geral da União (CGU).

A prioridade é auditar as áreas que possuem maior risco em relação à materialidade (aporte de recursos financeiros), à criticidade (áreas de recursos sensíveis, como tecnologias da informação) e à relevância.

Também podem fazer parte do plano temas propostos pela Administração Central e os que forem determinados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela CGU. Além disso, serão analisadas e avaliadas eventuais demandas da comunidade universitária registradas no último ano na Ouvidoria da Ufes.

O questionário de Avaliação de Controles Internos (QACI) será enviado aos gestores, em 01/09/2021, por meio do sistema de protocolo da Ufes e terá o prazo para resposta até o dia 30/09/2021. Ao todo, 122 áreas serão classificadas conforme o risco, sendo que as que apresentarem maior risco, além das indicadas pela Administração Central, pelo TCU e pela CGU, serão incluídas no Plano de Auditoria. O prazo final para envio do Plano à CGU é 29 de outubro.

Confira aqui explicação sobre a metodologia do COSO utilizada no Questionário de Avaliação de Controles Internos QACI

Data Descrição
01.09.2021 Envio dos questionários aos gestores
30.09.2021 Prazo final para responder os questionários

01.10.2021 a 28.10.2021

Compilação e análise dos questionários e elaboração do Plano de Auditoria Interna 2022 (PAINT 2022).
29.10.2021 Prazo final para envio do Plano de Auditoria Interna (PAINT 2022) à CGU

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.